DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS (DAP)
O Departamento de Administração de Pessoas (DAP) é responsável pela gestão da vida funcional dos servidores da UFAPE, assegurando a conformidade legal e administrativa de todos os processos relacionados ao vínculo com a instituição.
Principais atribuições
O DAP atua na coordenação, supervisão e controle das atividades relacionadas ao cadastro, pagamento, movimentação e aposentadorias dos servidores da Universidade.
Entre suas competências, destacam-se:
- Elaboração e análise de atos e pareceres administrativos;
- Gestão da folha de pagamento e dos sistemas estruturantes de pessoal;
- autorizar afastamentos, frequências, férias e licenças dos servidores que estiverem sob sua chefia imediata, de acordo com os atos normativos vigentes, remetendo estas pautas ao Conselho Superior da UFAPE, quando necessário;
- Elaboração de relatórios e informações gerenciais;
Composição e estrutura interna
O DAP é composto por duas coordenadorias, cada uma com suas respectivas seções, conforme o Regimento Interno da PROGEPE:
1. Coordenadoria de Acompanhamento e Movimentação de Pessoas (CAMP)
Responsável por coordenar e acompanhar processos de nomeação, contratações, movimentação, cessão, acumulação de cargos, aposentadorias e pensões, além de orientar os servidores sobre questões funcionais.
- Seção de Acompanhamento e Movimentação de Pessoas (SAMP):
Cuida dos registros de nomeação, contratações, rescisões, desligamentos, licenças, afastamentos, férias, controle de frequência e cadastro de dependentes, garantindo a atualização dos dados funcionais no sistema de gestão. - Seção de Aposentadorias e Pensões (SAP):
Responsável pela implantação e controle dos atos de aposentadorias e pensões, revisão de proventos e pensões civis, pagamento de auxílio funeral, atualização cadastral e atendimento aos aposentados, pensionistas e servidores ativos da UFAPE.
- Seção de Acompanhamento e Movimentação de Pessoas (SAMP):
2. Coordenadoria de Cadastro e Pagamento (CCP)
Encargada, dentre outras atividades, de coordenar e acompanhar as atividades de processamento da folha de pagamento e do cadastro de pessoal e acompanhar os prazos das contratações dos professores contratados, assegurando a conformidade dos dados financeiros e funcionais.
- Seção de Controle de Cadastro e Pagamento (SCCP):
Atua na inserção do cadastro dos servidores ativos e suas alterações no Sistema de Cadastro; no cadastramento e realização de acertos financeiros; na emissão Certidões de Tempo de Contribuição; revisão dos pagamentos quando solicitado; implantação e atualização de dados de pagamento; conceção de benefícios, adicionais, gratificações e emissão de certidões e declarações funcionais. - Seção de Registro Funcional (SRF):
Responsável pela organização e arquivamento dos processos e documentos funcionais dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, disponibilizar cópia dos documentos da pasta funcional ao servidor; emitir declarações funcionais; garantindo o acesso e a integridade das informações.
- Seção de Controle de Cadastro e Pagamento (SCCP):
Contatos: