DEPARTAMENTO DE QUALIDADE DE VIDA (DQV)
O Departamento de Qualidade de Vida (DQV) é responsável por planejar, coordenar e desenvolver ações voltadas à promoção da saúde, bem-estar, segurança do trabalho dos servidores da UFAPE, contribuindo para um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e inclusivo.
Principais atribuições
O DQV atua na formulação e execução de políticas e ações institucionais voltadas ao cuidado, prevenção e promoção da saúde do servidor, tendo como principais competências:
- Planejar e desenvolver projetos e ações que contribuam para a qualidade de vida dos servidores ativos e aposentados;
- Mapear, planejar e promover ações de prevenção e promoção à saúde física, mental, emocional e social;
- Coordenar e supervisionar as atividades de atenção à saúde, segurança no trabalho e perícia oficial em saúde, no âmbito do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS);
- Desenvolver estratégias integradas com suas seções para equilibrar as dimensões profissionais e pessoais dos servidores;
- Realizar avaliações periódicas da qualidade de vida e acompanhar a efetividade das ações desenvolvidas;
- Promover ambientes de trabalho saudáveis e inclusivos, com atenção aos aspectos ergonômicos, de diversidade e de acolhimento;
- Elaborar e gerenciar a Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho da UFAPE;
- Acompanhar planos de saúde suplementar e convênios relacionados ao bem-estar dos servidores;
- Manter banco de dados atualizado sobre programas e ações de qualidade de vida e saúde.
Composição e estrutura interna
O Departamento de Qualidade de Vida é composto por cinco seções, que atuam de forma articulada e complementar:
1. Seção de Apoio Administrativo (SAAD)
Realiza atividades de suporte técnico e administrativo, recepcionando e tramitando documentos, gerindo convênios e parcerias, acompanhando planos de saúde suplementar e analisando processos de ressarcimento e recadastramento, garantindo o bom funcionamento do departamento.
2. Seção Médica e Assistência à Saúde (SMAS)
É responsável por realizar perícias médicas e odontológicas — tanto singulares quanto em junta médica —, coordenar as atividades do SIASS e monitorar as licenças e afastamentos por motivo de saúde. Também realiza avaliações periódicas de saúde ocupacional.
3. Seção de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (STSO)
Atua na implantação das normas e programas de segurança do trabalho, na realização de exames admissionais e periódicos, na elaboração de mapas de risco e na investigação de acidentes de trabalho. É responsável por acompanhar os adicionais ocupacionais, desenvolver programas de treinamento, atualizar políticas e procedimentos de segurança e saúde ocupacional e assegurar a conformidade das práticas da UFAPE com as normas vigentes.
4. Seção de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (SQRS)
Planeja e executa políticas e programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). Promove ações de prevenção e bem-estar, desenvolve projetos de responsabilidade social, realiza campanhas e avalia as ações de qualidade de vida a partir de indicadores estratégicos, estimulando a integração e a cultura de cuidado no ambiente universitário.
5. Seção de Assistência Psicossocial (SAPS)
Coordena programas e ações voltados à saúde mental e à assistência psicossocial dos servidores. Atua na promoção do bem-estar emocional, na prevenção de agravos e no fortalecimento das relações interpessoais, oferecendo atendimento psicológico individual e coletivo, realizando atividades educativas e estabelecendo parcerias internas e externas. A SAPS também busca fomentar uma cultura institucional baseada no acolhimento, na empatia e no cuidado com as pessoas.
Contato: dqv.progepe@ufape.edu.br